O sol brilhou forte sobre o Estádio Ecopa, em Fukuroi (Shizuoka), no primeiro dia do JEBRA Japão 2025, evento que já entrou para a história como o maior encontro esportivo brasileiro fora do Brasil. Com a presença de mais de 1.500 atletas, representando mais de 80 escolas, o sábado, 12 de abril, foi um verdadeiro festival de esporte, integração e emoção.
O sol brilhou forte sobre o Estádio Ecopa, em Fukuroi (Shizuoka), no primeiro dia do JEBRA Japão 2025, evento que já entrou para a história como o maior encontro esportivo brasileiro fora do Brasil. Com a presença de 1.300 atletas inscritos, representando as 26 escolas brasileiras e 60 escolas convidadas - sendo elas japonesas e internacionais, o sábado, 12 de abril, foi um verdadeiro festival de esporte, integração e emoção.
A cerimônia de abertura, que reuniu um público superior a 10 mil pessoas, foi marcada por momentos de grande simbolismo, destacando o fortalecimento dos laços entre Brasil e Japão, especialmente neste ano em que se comemoram os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre os dois países.
A presidente da Comissão Organizadora do JEBRA, Márcia Rubio da Rocha, emocionou o público em seu discurso de abertura. Em suas palavras, destacou a perseverança que marcou a construção do JEBRA ao longo dos anos, a importância da formação de futuros cidadãos e a alegria de ver que muitos jovens que passaram pelas primeiras edições hoje já estão plenamente integrados à sociedade japonesa.
“Hoje, na nossa 4ª edição, vemos esse sonho crescer, florescer…
E nos emociona saber que algumas das crianças que começaram com a gente, hoje são jovens adultos. Já estão na universidade, trabalhando, construindo suas vidas, com orgulho de suas raízes brasileiras e carregando no peito tudo o que aprenderam aqui: perseverança, disciplina, amizade e identidade.
Em seguida, o Cônsul-Geral do Brasil em Hamamatsu, Embaixador Aldemo Garcia, reforçou a importância do evento como plataforma de desenvolvimento esportivo, educacional e cultural da comunidade brasileira no Japão.
“ O sucesso do JEBRA desse sucesso, é que o Comitê Olímpico Brasileiro, o COB, oferece quatro vagas para campeões de modalidades individuais para disputar os Jogos da Juventude no Brasil. Esse ano, ofereceu quatro, mas eu tenho certeza de que ano que vem vão oferecer dez ou vinte vagas. E nós seremos, logo, logo, no 18º Estado da Federação Brasileira, aí, ao Brasil, disputar os jogos da Juventude, o JEBS.
Representando o governo japonês, o Diretor para América Latina do Ministério das Relações Exteriores do Japão, Embaixador Teiji Hayashi, enalteceu a contribuição do JEBRA para o fortalecimento dos laços históricos de amizade entre os dois países e para o intercâmbio cultural por meio do esporte.
Após a cerimônia, as competições começaram, trazendo energia e alegria às arquibancadas. No primeiro dia, foram disputadas partidas e provas em cinco modalidades: futebol, atletismo, vôlei, tênis de mesa e xadrez. A vibração do público e o espírito esportivo dos atletas deram o tom de uma jornada inesquecível.
As delegações mostraram talento, dedicação e respeito, consolidando a missão do JEBRA de promover, através do esporte, valores como disciplina, cooperação, superação e amizade.
A presidente da Comissão Organizadora do JEBRA, Marcia Rubio da Rocha. Crédito: JEBRA 2025
Cônsul-Geral do Brasil em Hamamatsu, Embaixador Aldemo Garcia,
Diretor para América Latina do Ministério das Relações Exteriores do Japão, Embaixador Teiji Hayashi,
JEBRA é a sigla para Jogos Escolares Brasileiros no Japão. O evento anual reúne alunos brasileiros residentes no Japão para competições esportivas, integração cultural e desenvolvimento pessoal.
Organizado pela NPO Sorriso de Criança, em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu, o JEBRA celebra o esporte por meio da integração entre diferentes culturas, com o apoio do Ministério do Esporte do Brasil, do próprio Consulado-Geral e do Conselho de Cidadãos da cidade de Hamamatsu.
A NPO está sediada em Kikugawa, na província de Shizuoka, uma das regiões com maior concentração de brasileiros no Japão há mais de 30 anos. Fundada com a missão de promover o intercâmbio cultural e a integração da comunidade brasileira, a organização se compromete a oferecer uma plataforma de excelência para jovens brasileiros no país.
“Reunir todas essas crianças para a prática esportiva, despertar nelas o espírito competitivo e o respeito às regras é essencial para a formação dos futuros cidadãos. Estamos no oitavo ano da competição, o quarto no formato atual, e muitas das crianças que participaram das edições anteriores hoje fazem parte da sociedade japonesa, contribuindo de alguma forma para o país”,
enfatiza Márcia Rocha, presidente da NPO Sorriso de Criança.
“Trata-se do maior evento esportivo escolar brasileiro no Japão, consolidando-se também como a maior iniciativa dessa natureza no exterior”,
acrescenta o Cônsul-Geral do Brasil em Hamamatsu, Aldemo Garcia.
O Estádio Ecopa, situado em Fukuroi, na província de Shizuoka, é um dos estádios mais modernos do Japão. Inaugurado em 2001, foi palco da Copa do Mundo FIFA de 2002, incluindo a histórica vitória do Brasil sobre a Inglaterra. Com capacidade para mais de 50 mil pessoas, recebe também grandes eventos culturais e esportivos.
Agora, ganhar o JEBRA pode levar o atleta para os Jogos da Juventude CAIXA, que serão realizados em novembro, em Brasília, pelo COB – Comitê Olímpico Brasileiro.
O JEBRA Japão 2025 é um evento oficial de celebração dos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, reforçando os laços históricos e culturais entre os dois países por meio do esporte e da integração da comunidade brasileira no Japão.
Data: 12 e 13 de abril
Horário: 8h30 às 19h
Local: Estádio Ecopa (Fukuroi, Shizuoka)
Mais informações:
Site oficial
E-mail: [email protected]
Telefone: 080-6286-2021
Cobertura jornalística: Inscrição pelo e-mail [email protected]
Nelson Toyomura
Press Officer
JEBRA Japão 2025